Saladas

Receita de Salada Fria de Arroz Negro [Sem glúten, Sem Lactose]

Esta receita de salada fria de arroz negro é para lá de deliciosa… e fresquinha, como sabe bem nesta altura de calor.

Praticamente não como arroz, é raríssimo comer. Habituei-me assim por andar sempre em dieta e a verdade é que não me faz falta nenhuma. Parece que nem gosto muito para ser sincera.

Mas claro… muito de vez em quando como um arroz de pato ou um arroz de peixe ou marisco ou um arroz de tomate malandrinho para acompanhar com pastéis de bacalhau… Mas são muito raras estas refeições… diria que como arroz umas 5 ou 6 vezes num ano… não mais do que isso.

Mas o arroz negro é um “amor” recente. Experimentei numa poke bowl e fiquei rendida pois fica delicioso frio e misturado em saladas e é por isso que vos trago esta Receita de Salada fria de arroz negro pois tem sido uma das minhas saladas favoritas deste verão.

Para quem não conhece, o arroz negro é cultivado há mais de 4000 mil anos na China e era conhecido como “arroz proibido” pois por ser raro e saboroso o seu consumo exclusivo do Imperador Chinês e sua família.

Acresce ainda o facto de o seu consumo ser muito mais benéfico do que o Arroz Branco pois está cheio de antioxidantes e é uma boa fonte de fibra, tem ainda outros benefícios que poderá saber AQUI.

Ainda assim, convém relembrar que o arroz é um grão e como tal deverá ser consumido com moderação e preparado de forma correcta: demolhando antes de cozinhar tal como acontece com as Leguminosas ( Para perceber o porquê consulte o artigo Leguminosas – Sim ou Não?.

Falta ainda dizer que a minha pequena é viciada em arroz: adora! Claro que não lhe dou arroz diariamente, longe disso,  mas ocasionalmente faço arroz para ela e o pai comerem e adivinhem… talvez por não gostar muito de arroz, sou uma verdadeira “naba” na hora de o cozinhar.

Sei bem a teoria, 1 dose de arroz para duas de água, deixa cozer até evaporar para ficar seco e soltinho, mas o pior são as minhas dúvidas existenciais do “será que a água já evaporou toda?” e que me fazem levantar a tampa do tacho inúmeras vezes.

Recentemente descobri a minha aliada na hora de fazer arroz… 0 YogurtNest… e agora vocês estão a pensar: “está maluca, só pode… agora anda a fazer arroz numa iogurteira”. Até podiam ter razão, mas não é o caso pois o YogurtNest é mais do que uma iogurteira: também pode ser usada como Slow Cooker o que dá imenso jeito para mim e para nabos como eu! O arroz não queima, não tenho de esfregar panelas, não sai fora, não coze demais, a água evapora e fica soltinho e seco… para além disso gasto menos gás… só vantagens não acham?! Se quiserem saber mais um pouco sobre o YogurtNest podem consultar o artigo que escrevi recentemente.

E agora a parte mais importante… a Receita desta Salada Fria de Arroz Negro.

Receita de Salada Fria de Arroz Negro Receita de Salada Fria de Arroz Negro Receita de Salada Fria de Arroz Negro

 

Imprimir Receita
Receita de Salada Fria de Arroz Negro
Esta Salada é muito fresquinha e sabe muito bem nos dias de maior calor!
Tempo Preparação 45 minutos
Tempo Cozedura 35 minutos
Tempo passivo 30 minutos
Doses
pessoas
Tempo Preparação 45 minutos
Tempo Cozedura 35 minutos
Tempo passivo 30 minutos
Doses
pessoas
Instruções de preparação
  1. Numa panela colocar o arroz e a água e levar ao lume a ferver durante 8 minutos. Colocar a panela dentro do YogurtNest, tapar com a bóina e aguardar cerca de 35 minutos para cozer o arroz (se quando destapar o arroz este ainda estiver húmido, volte a tapar e deixe mais um pouco na Yogurtnest).
  2. Retire o arroz e espalhe numa travessa para arrefecer.
  3. Entretanto corte a cebola roxa em meias luas bem finas, tempere com sal e pimenta e sumo de lima e reserve.
  4. Corte o pepino em pedaços, o pimento e o abacate em pequenos cubos, ripe a couve-roxa, rale as cenouras e pique a salsa e misture numa taça.
  5. Adicione o arroz na taça, a cebola-roxa e o respectivo molho e misture tudo.
  6. Se pretender usar a salada de alga wakame misture no preparado anterior nesta altura.
  7. Reserve no frigorifico até à hora de servir.
  8. Bom Apetite!

 

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Receita de Salada Fria de Arroz Negro Receita de Salada Fria de Arroz Negro Receita de Salada Fria de Arroz Negro

 

Se realizar a Receita de Salada fria de arroz negro ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos!  Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints! 

Obrigado! 

Deixe o seu comentário