Dicas Saudaveis

Como Fazer Iogurtes caseiros de forma ecológica

Como fazer Iogurtes caseiros de forma ecológica é a resposta que vos trago hoje. Se procuras evitar os processados, os aditivos e se te preocupas com a quantidade de plástico que o ser humano anda a produzir esta pode ser também a tua solução.
Lembro-me de quando era miúda a minha avó me fazer iogurtes caseiros, utilizava normalmente o leite que trazia ainda morno (acabado de ordenhar) que comprava a uma vizinha que vendia leitinho das suas vacas e que eu me recusava a beber… não havia chocolate em pó, café, até mesmo açúcar que me fizesse beber leite e os iogurtes caseiros (na altura os de compra não estavam assim tão acessíveis a todas as bolsas) pareciam ser a solução para me fazer ingerir produtos lácteos que se acreditava, na altura, serem tão necessários ao ser humano!
 
Quando a minha pequena começou a comer e comecei a ler os rótulos dos iogurtes (sim sou uma empenhadissima leitora de supermercado) confesso que fiquei assustada com a quantidade de açúcar que continham… antes de me lembrar dos iogurtes caseiros procurei ainda as alternativas vegetais disponíveis no mercado e confesso, apesar de até existirem boas opções, fiquei escandalizada com os preços.
 
Na minha busca pelo iogurte ideal encontrei acabei por encontrar algumas alternativas que me pareciam bastante boas e em conta mas na grande maioria todos os iogurtes que analisava tinham um problema… embalagens de plástico (são raros os que encontramos em frascos de vidro).
 
Ora já fizeram as contas às embalagens de plástico que descartamos só por causa do consumo de iogurtes? Acreditem é assustador. Ora imaginem uma família de 3 pessoas e cada uma dessas pessoas come 1 iogurte 5 vezes por semana … ao fim de um ano são 780 embalagens de iogurte que desperdiçámos… assustador não é verdade?
 
Rapidamente percebi que a solução era começar a fazer iogurtes caseiros e comecei à procura de uma iogurteira cá para casa. Verifiquei que não eram caras e estavam acessíveis a qualquer bolsa , mais mais uma vez havia uma coisa que me fazia confusão: o plástico… as iogurteiras que encontrava à venda eram todas feitas de plástico e lá fui adiando a compra!
 
No Workshop de Natal que fiz no 4Bio – Supermercado Biológico no ano passado conheci o YogurtNest. Precisava de levedar uma massa durante o workshop e estava preocupada com o frio. A Helena, uma das donas do 4Bio sugeriu que levedasse a massa no YogurtNest, o novo produto que tinha à venda na altura, pois apesar de ser uma iogurteira podia também servir como slow cooker, como ninho para levedar massas ou até como mala térmica. Fiquei curiosa e decidi dar uma oportunidade e claro resultou (se não fosse o caso não estaria pela certa a falar deste assunto). 

Como Fazer Iogurtes de Forma Ecológica

YogurtNest

E o que é o YogurtNest? É um saco super giro feito de algodão, linho ou lã e cortiça e que mantém a temperatura do que lhe colocarmos dentro. 
 
Podemos com ele produzir o nosso próprio iogurte mais rapidamente que numa iogurteira tradicional (apenas 6 horas) sejam eles de leite de vaca, cabra, ovelha ou de bebida vegetal de compra ou caseira sem necessitar de ligar à corrente. 
 
Para além de fazer iogurte o YogurtNest pode ser usada como ninho para levedar massas (de pão, pizzas, bolos, etc.. )  como já vos disse, ou até como slow cooker permitindo cozinhar arroz, massas, sopa, estufados… economizando energia. 
Melhor parte disto tudo? Não há comida queimada, tachos a verter, não é preciso esfregar panelas… Acresce ainda o facto de manter a comida quentinha até à hora de servir, servindo como mala térmica, e ainda pode ir diretamente à mesa, para a praia ou para um piquenique pois é um saco muito giro e cheio de estilo.  Já se imaginaram a cozinhar o arroz para o piquenique a caminho do local? Sim… também é possível!
 
Bem, já perceberam que estou fã não é verdade? Sim é verdade… estou mesmo rendida: o arroz por exemplo já não cozinho de outra forma e a pequena tem sempre iogurtes feitos sejam eles dos mais convencionais ou de coco (os meus favoritos).
 
A Yogurtnest é um produto Português (que bom que é apoiar projectos assim) e por cada compra que fizerem o YogurtNest ainda doa 1% das vendas para projectos de conservação da Natureza (o Grupo Lobo) através do programa 1% for the Planet.. só boas surpresas!
 
Este foi mais um passo na minha caminhada para reduzir o plástico e o lixo do meu dia a dia. Consegui com o YogurtNest deixar de vez as embalagens de plástico dos iogurtes  (também já tinha partilhado a minha mudança para as escovas de dentes de bambu)… é que um pequeno gesto multiplicado por muitos faz mesmo a diferença!
 
E agora que já perceberam como fazer iogurtes caseiros de forma ecológica pode ser também esta a vossa escolha.

Como Fazer Iogurtes de Forma Ecológica

Como Fazer Iogurtes de Forma Ecológica

2 Comentários

  1. Miguel Santos

    6 Fevereiro 2019 at 10:44 am

    Como posso fazer a compra do saco

    1. HealthyBites

      6 Fevereiro 2019 at 10:47 am

      Olá Miguel…
      Quem vende estes sacos super giros é a Yogurtnest ( https://yogurtnest.com/ )

Deixe o seu comentário