Bolos, Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose

Receita de Bolo de Abóbora com Crumble [Sem glúten, Sem Lactose, Paleo]

Outono é tempo de abóbora e esta Receita de Bolo de Abóbora com Crumble é simplesmente deliciosa!

Como é do senso comum chegado o Outono chega também o tempo das abóboras. Se antigamente apenas se usavam na sopa, hoje sabemos que são muito versáteis. Ficam super bem em receitas salgadas e óptimas em receitas mais docinhas por isso só temos razões para as consumir.

Para além da sua versatilidade na cozinha, temos também imensos beneficios associados pelo que só ganhamos com o seu consumo. 

Beneficios do Consumo de Abóbora

  • Grande concentração de Betacaroteno – Quando ingerido o Betacaroteno transforma-se em Vitamina A que é um antioxidante natural e ajuda na integridade da pele e das mucosas e na qualidade da visão.
  • Rica em Potássio – Reduz o risco de derrame, protege contra a perca de massa muscular, preservação da densidade óssea e redução da formação de pedras nos rins.
  • Tem poucas calorias e é rica em fibras – Um copo de abóbora contém 3g de fibras, aproximadamente 50 calorias e nenhuma gordura. Por ser nutritiva e conter fibras a abóbora aumenta a sensação de saciedade e prolonga o processo de digestão, o que leva a pessoa a comer menos.
  • As sementes de abóbora contêm cucurbitina – Curcubitina é um aminoácido que é  responsável por paralisar e eliminar os vermes, especialmente a tênia, do trato digestivo.
  • o óleo de semente de abóbora é rico em fitoestrógenos – Os fitoestrógenos estão documentados como benéficos no tratamento da hipertensão.
  • Rica em zinco e ferro – Essenciais na saúde sexual do homem e da mulher.

Como podem verificar existem imensos beneficios no consumo da abóbora por isso, se estamos no tempo delas vamos aproveitar sim?

Todas as semanas tenho recebido no cabaz da Quinta da Herdeira uma abóbora das mais variadas espécies: Pattison, Esparguete, Hokaido… A minha preferida é a abóbora Hokaido, faz um óptimo puré e como é mais docinha fica deliciosa nas receitas de doces como esta Receita de Bolo de Abóbora com Crumble.

Pode ver ainda outras receitas com abóbora no blog como estas Cookies Low Carb de Abóbora e Amêndoa ou  esta abóbora Recheada ou até estes deliciosos Blondies de abóbora. São todos óptimas opções para gastar as abóboras aí de casa.

Vamos à receitinha?

Receita de Bolo de Abóbora com CrumbleReceita de Bolo de Abóbora com Crumble Receita de Bolo de Abóbora com CrumbleReceita de Bolo de Abóbora com Crumble

Imprimir Receita
Receita de Bolo de Abóbora com Crumble
Um delicioso Bolo de Abóbora com Crumble para colorir o Outono!
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 50 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Bolo
Crumble
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 50 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Bolo
Crumble
Instruções de preparação
  1. Misture os ingredientes do crumble muito bem e reserve.
  2. Num processador ou robot de cozinha triture todos os ingredientes do bolo até formar uma massa homogéna.
  3. Coloque numa forma de bolo inglês forrada a papel vegetal e por cima da massa coloque o crumble que preparou anteriormente.
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante cerca de 45/50 minutos.
  5. Bom Apetite!

 

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Receita de Bolo de Abóbora com Crumble Receita de Bolo de Abóbora com Crumble Receita de Bolo de Abóbora com Crumble

 

Se realizar a Receita de Bolo de Abóbora com Crumble de sempre ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints! 

Obrigado! 

Deixe o seu comentário