Paleo, Pao, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos, Vegan

Bolo do Caco sem Glúten [Sem glúten, Sem Lactose, Paleo, Vegan]

O Bolo do Caco é uma iguaria tipicamente Madeirense. Muito apreciada quando comida quentinha e com Manteiga de Alho e ervas é servida em quase todos os Restaurantes da Ilha. Eu sou fã e andava faz tempos para criar uma versão sem glúten… Cá está ela: a minha Receita de Bolo do Caco sem Glúten .

 

Cá em casa somos fãs de Bolo do Caco. Fica delicioso apenas com Manteiga de alho e ervas como é habitualmente servido na Madeira mas também adoramos para conjugar com um belo Hambúrguer ou um Prego bem guloso.

Desde que evito o glúten que não comia Bolo do caco (pelo menos com a frequência que gostaria… ahahah) mas achei que 2019 não poderia terminar sem experimentar adaptar esta maravilhosa receita.

 

Bolo do Caco sem Glúten

Os forais quinhentistas decretavam a proibição de fornos particulares e a população tinha de pagar para cozer o pão nos fornos que pertenciam ao Rei ou às ordens Religiosas.

O Bolo do Caco popularizou-se porque não necessitava de forno para ser confeccionado.

Um caco de Basalto em cima de lenha a arder era o suficiente para Cozinhar o Bolo do Caco o que fazia com que as famílias mais pobres pudessem confeccionar o Bolo do Caco.

Foi também desta forma de confecção que surgiu o nome de Bolo do Caco.

Atualmente o Bolo do Caco já não se confecciona num caco mas sim numa chapa eléctrica ou a gás.  Eu usei este Grelhador de Chapa da Philips e é o ideal para a tarefa.

 

Esta Receita tradicionalmente confeccionada com farinha de trigo é uma das minhas receitas preferidas de pão que eu tinha mesmo de adaptar para a versão sem glúten e confesso que acho que me sai muito bem.

Para outras receitas de pão da minha autoria podes espreitar AQUI.

Bolo do Caco sem Glúten Bolo do Caco sem Glúten Bolo do Caco sem Glúten

Imprimir Receita
Bolo do Caco sem Glúten
Aquele Bolo tipicamente Madeirense que tanto gostamos de comer com manteiga de alho agora na versão sem glúten mas deliciosa!
Bolo do Caco sem Glúten
Tempo Preparação 10 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 60 minutos
Doses
unidades
Ingredientes
Tempo Preparação 10 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 60 minutos
Doses
unidades
Ingredientes
Bolo do Caco sem Glúten
Instruções de preparação
  1. Numa taça misture 200ml de água morna e o fermento até se desfazer. Junte o psyllium e misture bem com o garfo. Deixe repousar 15 minutos.
  2. Coloque a polpa da batata doce no Robot de Cozinha Viva Collection e triture até formar um puré.
  3. Adicione a mistura de fermento e psyllium ao puré e misture novamente.
  4. Retire para uma taça e vá adicionando farinha de arroz, fécula de batata e água morna aos poucos e vá amassando com as mãos. (Pode ajustar a quandidade de água ou de farinha de arroz se considerar que não está na consistência correcta).
  5. Tape e deixe a levedar cerca de 50 minutos.
  6. Entretanto pique tomate seco grosseiramente e reserve. (esta parte é opcional - ver notas*)
  7. Com as mãos enfarinhadas com arroz, misture na massa depois de levedada o tomate seco e os oregãos e forme bolas de massa que colocará sobre um pano enfarinhado.
  8. Depois de formadas as bolas deixe levedar mais 10 minutos.
  9. Entretanto aqueça o Grelhador de Chapa e coloque uma folha de papel vegetal sobre a chapa.
  10. Cozinhe as bolas do caco de ambos os lados (cerca de 7/8 minutos de cada lado).
  11. Bom Apetite!
Recipe Notes

*Nesta receita decidi dar um sabor diferente ao Bolo do Caco e juntar na massa tomate seco e oregãos no entanto esta parte é totalmente opcional e poderá seguir a receita sem lhe juntar o tomate e os oregãos.

Poderá também trocar por outros sabores à escolha. Pessoalmente gosto de Alecrim e Azeitonas, Chouriço ou Bacon, mas a imaginação é o limite.

 

Electrodomésticos Usados na Receita:

Grelhador de Chapa Philips

Robot de Alimentos Viva Collection

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Bolo do Caco sem Glúten Bolo do Caco sem Glúten

Se realizar a Receita de Bolo do Caco sem Glúten ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado! 

Em parceria com a Philips.

 

Livro Healthy Bites

healthy bites o livro

São 4 ementas semanais completas. 7 dias por semana, com 4 refeições diárias: Pequeno-almoço, almoço, Snack e Jantar e ainda Sugestões para ocasiões especiais. Mais de 120 receitas deliciosas, práticas e super fáceis de confeccionar.

Receitas sem glúten, Sem refinados e todas LOW CARB.

COMPRAR

2 Comentários

  1. Ana Santos

    2 Janeiro 2020 at 5:59 am

    Olá, estou na Madeira é agradeço desde já está receita. Gostaria de saber se posso fazer no forno? Obrigada e Bom Ano

    1. HealthyBites

      2 Janeiro 2020 at 11:30 pm

      Olá Ana… No forno nunca experimentei mas penso que vai crescer ficar arredondado como um pão normal e não com o formato tradicional… mas é uma questão de testar.

Deixe o seu comentário