Bolo do Caco sem Glúten
O Bolo do Caco é uma iguaria tipicamente Madeirense. Muito apreciada quando comida quentinha e com Manteiga de Alho e ervas é servida em quase todos os Restaurantes da Ilha. Eu sou fã e andava faz tempos para criar uma versão sem glúten… Cá está ela: a minha Receita de Bolo do Caco sem Glúten .
Cá em casa somos fãs de Bolo do Caco. Fica delicioso apenas com Manteiga de alho e ervas como é habitualmente servido na Madeira mas também adoramos para conjugar com um belo Hambúrguer ou um Prego bem guloso.
Desde que evito o glúten que não comia Bolo do caco (pelo menos com a frequência que gostaria… ahahah) mas achei que 2019 não poderia terminar sem experimentar adaptar esta maravilhosa receita.
Bolo do Caco sem Glúten
Os forais quinhentistas decretavam a proibição de fornos particulares e a população tinha de pagar para cozer o pão nos fornos que pertenciam ao Rei ou às ordens Religiosas.
O Bolo do Caco popularizou-se porque não necessitava de forno para ser confeccionado.
Um caco de Basalto em cima de lenha a arder era o suficiente para Cozinhar o Bolo do Caco o que fazia com que as famílias mais pobres pudessem confeccionar o Bolo do Caco.
Foi também desta forma de confecção que surgiu o nome de Bolo do Caco.
Atualmente o Bolo do Caco já não se confecciona num caco mas sim numa chapa eléctrica ou a gás. Eu usei este Grelhador de Chapa da Philips e é o ideal para a tarefa.
Esta Receita tradicionalmente confeccionada com farinha de trigo é uma das minhas receitas preferidas de pão que eu tinha mesmo de adaptar para a versão sem glúten e confesso que acho que me sai muito bem.
Para outras receitas de pão da minha autoria podes espreitar AQUI.

Tempo Preparação | 10 minutos |
Tempo Cozedura | 20 minutos |
Tempo passivo | 60 minutos |
Doses |
unidades
|
- 200 gramas batata doce assada
- 500 gramas farinha de arroz
- 40 gramas Fécula de Batata
- 8 gramas psyllium husk
- 200+350 ml água morna
- 1 saqueta fermento padeiro seco tipo fermipan
- 1 colher de chá sal
- 100 gramas tomate seco opcional
- 2 colheres de sopa oregãos opcional
Ingredientes
|
![]() |
- Numa taça misture 200ml de água morna e o fermento até se desfazer. Junte o psyllium e misture bem com o garfo. Deixe repousar 15 minutos.
- Coloque a polpa da batata doce no Robot de Cozinha Viva Collection e triture até formar um puré.
- Adicione a mistura de fermento e psyllium ao puré e misture novamente.
- Retire para uma taça e vá adicionando farinha de arroz, fécula de batata e água morna aos poucos e vá amassando com as mãos. (Pode ajustar a quandidade de água ou de farinha de arroz se considerar que não está na consistência correcta).
- Tape e deixe a levedar cerca de 50 minutos.
- Entretanto pique tomate seco grosseiramente e reserve. (esta parte é opcional - ver notas*)
- Com as mãos enfarinhadas com arroz, misture na massa depois de levedada o tomate seco e os oregãos e forme bolas de massa que colocará sobre um pano enfarinhado.
- Depois de formadas as bolas deixe levedar mais 10 minutos.
- Entretanto aqueça o Grelhador de Chapa e coloque uma folha de papel vegetal sobre a chapa.
- Cozinhe as bolas do caco de ambos os lados (cerca de 7/8 minutos de cada lado).
- Bom Apetite!
*Nesta receita decidi dar um sabor diferente ao Bolo do Caco e juntar na massa tomate seco e oregãos no entanto esta parte é totalmente opcional e poderá seguir a receita sem lhe juntar o tomate e os oregãos.
Poderá também trocar por outros sabores à escolha. Pessoalmente gosto de Alecrim e Azeitonas, Chouriço ou Bacon, mas a imaginação é o limite.
Electrodomésticos Usados na Receita:
Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.
Se realizar a Receita de Bolo do Caco sem Glúten ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado!
Em parceria com a Philips.
Ana Santos
Olá, estou na Madeira é agradeço desde já está receita. Gostaria de saber se posso fazer no forno? Obrigada e Bom Ano
HealthyBites
Ana SantosOlá Ana… No forno nunca experimentei mas penso que vai crescer ficar arredondado como um pão normal e não com o formato tradicional… mas é uma questão de testar.
Cristina
Dará para substituir o psyllium?
HealthyBites
CristinaOlá Cristina … Nesta receita o psyllium é essencial…
Obrigado!
Sónia
Que outra opção pela farinha de arroz? Funciona com farinha de amêndoa?
HealthyBites
SóniaOlá Sónia com farinha de amêndoa não. Troque por fubá de mandioca por exemplo.