Acompanhamentos, Entradas, Low Carb, Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos, Vegan, Vegetariano

Receita de Caponata de Beringela [Sem glúten, Sem Lactose, Paleo, Vegan, Low Carb]

Caponata é um prato típico de Itália da região da Sicília que é feito com Beringela salteada e outros legumes num refogado de tomate e cebola. Pode ser entrada ou prato principal e é deliciosa. Existem versões mais tradicionais, outras nem tanto. Hoje, partilho com vocês a minha versão de Receita de Caponata de Beringela.

 

Já noutras alturas vos falei da minha paixão por Itália. Tenho amigos por lá que são mais do que família e apesar de não nos vermos todos os dias sabemos que estão lá sempre que for preciso.

Das minhas inúmeras viagens a Itália (e já tenho tantas saudades) trago sempre inspiração para os meus pratos. Lembro-me que na primeira vez que fui a Itália (já passaram 20 anos) Beringela era algo que não fazia parte dos alimentos que comia em família. Experimentei das mais diversas formas e vim convencida para Portugal. Beringela era algo a introduzir na alimentação com muito mais frequência.

A Caponata foi talvez das primeiras receitas que a minha “Mamma” Italiana me deu a experimentar. Levemente adocicada a caponata fresquinha em cima de umas tostinhas para Antipasti com uns pinhões crocantes e um aroma a manjericão conquistou-me. Sabia que tinha de reproduzir aquela receita em casa mas a limitação com Italiano (era a minha primeira vez a falar com uma Mulher Napolitana de sotaque cerrado e que não abrandava o ritmo para se fazer entender) acabei por não perguntar como devia fazer.

 

E como cheguei lá tantos anos depois?

 

Sempre fui arisca e tantos anos depois reproduzi fielmente, pelo menos em termos de sabor, a receita de Caponata que a Mamma Giulia me deu a provar.

Nas ultimas semanas tenho sido presenteada com umas Belas Beringelas nos meus cabazes da Quinta da Herdeira e decidi que esta delicia tinha de ser partilhada com vocês.

Espero que gostem tanto desta receita como eu. Garanto que é uma excelente alternativa para preparar os vossos legumes.

Para outras receitas de inspiração Italiana espreitem AQUI.

Receita de Caponata de Beringela Receita de Caponata de Beringela Receita de Caponata de Beringela Receita de Caponata de Beringela

Imprimir Receita
Receita de Caponata de Beringela
Uma deliciosa Caponata que pode usar para entrada ou para acompanhamento dos seus pratos.
Receita de Caponata de Beringela
Cozinha Italiana
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 30 minutos
Doses
pessoas
Cozinha Italiana
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 30 minutos
Doses
pessoas
Receita de Caponata de Beringela
Instruções de preparação
  1. Numa frigideira anti-aderente toste os pinhões ligeiramente. Retire do lume e reserve.
  2. Tire a pele ao tomate e triture-o. Reserve.
  3. Numa caçarola colocar um fio de azeite a cebola roxa e os pimentos cortados em pequenos cubos e deixar cozinhar até a cebola ficar translucida e o pimento amolecido.
  4. Adicione os dentes de alho picados e cozinhe ligeiramente.
  5. Adicione a Beringela e a Courgette cortada em cubos pequenos e deixe cozinhar.
  6. Tempere com sal a gosto e adicione o tomate triturado e a maioria das folhas de manjericão picadas (reserve umas quantas para a altura de servir).
  7. Deixe cozinhar envolvendo bem o tomate. Retifique os temperos.
  8. Na hora de servir salpique com pinhões tostados e as folhas de manjericão que guardou.
  9. Bom Apetite!
Recipe Notes

A Caponata pode ser guardada no frigorífico e consumida fria.

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Receita de Caponata de Beringela Receita de Caponata de Beringela Receita de Caponata de Beringela

Se realizar a Receita de Caponata de Beringela ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado! 

 

Livro Healthy Bites

healthy bites o livro

São 4 ementas semanais completas. 7 dias por semana, com 4 refeições diárias: Pequeno-almoço, almoço, Snack e Jantar e ainda Sugestões para ocasiões especiais. Mais de 120 receitas deliciosas, práticas e super fáceis de confeccionar.

Receitas sem glúten, Sem refinados e todas LOW CARB.

 

COMPRAR O LIVRO

Deixe o seu comentário