Caracóis Cozidos
Maio chegou e para mim isso significa uma coisa: está aberta a época dos Caracóis Cozidos. Sei que nem todos gostam mas a verdade é que este é um Petisco bem Português que não podia deixar de partilhar aqui no blogue.
Quando o mês de Maio se aproxima eu começo logo a pensar em Caracóis (e em cerejas também…).
Fui ensinada pelo meu avô (que os cozinhava como ninguém) que os Caracóis só são bons nos meses sem R e não me perguntem porquê mas a verdade é que Caracóis em Abril mesmo que seja dia 30 de abril não me sabem bem. Obviamente o mesmo se aplica em Setembro. Existe uma diferença enorme entre os caracóis no dia 31 de agosto e no dia 1 de setembro… Manias!!! Nem vale a pena tentarem argumentar comigo que não vão a lado nenhum.
Foi o meu avô Resina que me ensinou a gostar de caracóis. Era com ele que os ia apanhar na horta e era com ele que me sentava a lavá-los e depois a cozinhá-los. O Avô fazia caracóis como ninguém, os melhores que já comi e hoje eu faço como ele me ensinou e são parecidos mas nunca iguais. Os dele eram especiais!
Caracóis Cozidos
Esta receita não tem grande ciência, digo eu e dizia ele, mas as mãos que os lavam e cozinham fazem sem sombra de dúvida toda a diferença e que saudades eu tenho dos caracóis preparados pelo meu avô.
Uma das principais diferenças desta receita para as restantes é a boneca de oregãos: um trapo de algodão para envolver os oregãos. Desta forma, após terminar a cozedura conseguimos retirar facilmente os oregãos do caldo para que os caracóis não fiquem amargos. Depois os outros são ingredientes fáceis: sal, malagueta, alhos e muito amor. Prontos para preparar os vossos?
Caso surja alguma dúvida podem sempre espreitar o vídeo que deixei no meu Instagram.
Caso prefiram outro tipo de petiscos espreitem AQUI, existem muitas outras sugestões cá pelo Blogue.
Tempo Preparação | 30 minutos |
Tempo Cozedura | 45 minutos |
Tempo passivo | 1 hora |
Doses |
pessoas
|
- 2 kg Caracóis
- 1 molho oregãos secos
- 2 malaguetas
- 2 cabeças alho
- q.b. sal
- q.b. água
Ingredientes
|
|
- Lave muito bem os caracóis, em várias águas, até a água ficar limpa e transparente.
- Coloque os caracóis numa panela e cubra com água fria (2 dedos acima dos caracóis).
- Coloque a panela ao lume tapada com o lume no mínimo para que saiam da casca.
- Entretanto prepare um trapo de algodão com os oregãos no interior. (Este passo é importante uma vez que no final da cozedura deverá retirar os oregãos para que os caracóis não fiquem amargos e o facto de estarem dentro do trapo facilita a tarefa).
- Quando os caracóis deixarem de mexer adicione os temperos e levante o lume para o máximo.
- Quando começar a ferver com uma escumadeira retire a espuma que aparece à superfície.
- Deixe ferver até estarem cozidos.
- Desligue o lume e retire o trapo de oregãos e deixe repousar.
- Idealmente devem repousar pelo menos 1hora antes de comer para que tomem mais sabor mas pessoalmente prefiro aguardar umas 3h a 4horas.
- Guarda o que não comerem numa caixa hermética do frigorifico e coma noutra altura (4 a 5 dias no frigorifico hermeticamente fechados). Pode aquecer ou comer frio.
Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.