Paleo, Peixe, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos

Receita de Tomatada Fria de Bacalhau [Sem glúten, Sem Lactose, Paleo]

Esta era da minha avó mas hoje trago para partilhar esta deliciosa Receita de Tomatada Fria de Bacalhau.

A minha avó é uma das minhas grandes inspirações culinárias! Passei com ela grande parte da minha infância e recordar as refeições que me fazia é algo que me transporta ao passado de sorriso no rosto.

Esta Receita de Tomatada Fria de Bacalhau é um dos exemplos. Faz muitos anos que não comia isto. Na verdade, nem nunca me tinha atrevido a tentar reproduzir a receita da avó. Lembro-me que ela a fazia no Verão com os tomates coração de boi e o feijão verde que o meu avô apanhava na horta.

Era uma receita cheia de sabor (e continua a ser), talvez uma combinação improvável e a que muitos miúdos eram capazes de torcer o nariz. Eu, habituada desde sempre à comida caseira que a avó cozinhava adorei a receita desde o primeiro minuto.

Sempre fui criança de comida caseira, poucos doces (tirando o delicioso arroz doce da avó não me lembro de comer mais nada), animais criados em casa, legumes da horta, peixe de mar que o peixeiro vinha vender à porta… Bons hábitos que com o tempo se foram perdendo e aos quais tento regressar todos os dias.

E a Receita?

Bem, nunca a tinha reproduzido como já vos disse. O motivo? Nunca fiz fritos em casa e a receita leva batata frita. Mas com a minha Philips Airfryer XXL decidi arriscar e correu super bem. Esta, será pela certa uma receita a repetir mais vezes. Dará sempre para recuar uns anos e me sentir de novo no colo da avó Judite.

Para outras receitas com a Philips Airfryer XXL podem espreitar AQUI.

Receita de Tomatada Fria de Bacalhau Receita de Tomatada Fria de Bacalhau Receita de Tomatada Fria de Bacalhau

Imprimir Receita
Receita de Tomatada Fria de Bacalhau
Combinação improvável? Talvez... Mas não deixem de experimentar esta deliciosa Receita de Tomatada Fria de Bacalhau
Receita de Tomatada Fria de Bacalhau
Tempo Preparação 40 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Tempo Preparação 40 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Receita de Tomatada Fria de Bacalhau
Instruções de preparação
  1. Arranje o feijão verde (retire-lhe o fio e corte ao meio).
  2. Coza o bacalhau e o feijão verde e reserve.
  3. Descasque as batatas e corte-as em palitos, envolva as batatas num fio de azeite e coloque-as no cesto da Philips Airfryer XXL e programe 20 minutos a 180ºC no programa Manual.
  4. Numa caçarola coloque um fio de azeite, a cebola cortada em meias luas finas, as ervas aromáticas cortadas em pedaços e a folha de louro e deixe cozinhar até a cebola ficar translucida.
  5. Adicione os dentes de alho laminados na caçarola, cozinhe por 2 minutos e junte os tomates cortados aos pedaços e sem pele. Tempere a gosto e deixe cozinhar.
  6. Depois de todos os ingredientes preparados monte num pirex em camadas intercalando sempre com molho de tomate: as batatas fritas no fundo, o bacalhau e o feijão verde em cima. Finalize com molho de tomate e reserve no frigorífico até à hora de servir.
  7. Bom Apetite!

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Receita de Tomatada Fria de Bacalhau Receita de Tomatada Fria de Bacalhau Receita de Tomatada Fria de Bacalhau

Se realizar a Receita de Tomatada Fria de Bacalhau ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado! 

 

Em parceria com a Philips.

 

Livro Healthy Bites

healthy bites o livro

São 4 ementas semanais completas. 7 dias por semana, com 4 refeições diárias: Pequeno-almoço, almoço, Snack e Jantar e ainda Sugestões para ocasiões especiais. Mais de 120 receitas deliciosas, práticas e super fáceis de confeccionar.

Receitas sem glúten, Sem refinados e todas LOW CARB.

COMPRAR O LIVRO

Deixe o seu comentário