Carne, Paleo, Sem Glúten, Sem Lactose

Carne de Perú à Alentejana [Sem glúten, Sem Lacticínios, Paleo]

Carne de Perú à Alentejana é uma das minhas receitas que mais sucesso faz nos Workshops. Seja pelo sabor da massa de pimentão caseira que preparo e que confere à receita um sabor especial ou então pela simplicidade de toda a receita. O que é certo é que é uma das mais adoradas e mais pedidas, tanto em workshop como cá em casa. Chegou finalmente a hora de partilhar esta receita no blog.

 

Carne de Perú à Alentejana

Esta receita não é mais do que uma adaptação da Tradicional carne de Porco à Alentejana. Difere na minha opinião porque a carne de perú toma ainda melhor o sabor da massa de pimentão o que torna esta versão uma verdadeira explosão de sabor.

E agora uma curiosidade. Quem é que sabia que a Carne de Porco à Alentejana tem na verdade origem no Algarve?  É verdade, foram os cozinheiros Algarvios que baptizaram este prato assim uma vez que queriam indicar que os Porcos usados eram provenientes do Alentejo e alimentados a bolota e não Porcos criados no Algarve que eram alimentados a restos de peixe.

Curioso não é verdade? Mais ainda se pensarmos que no Alentejo este prato se chama “Carne de Porco com Amêijoas” e é o único local em Portugal onde este prato tradicional toma um nome diferente.

 

Truques e dicas

Esta Receitinha fica mesmo deliciosa e na minha opinião existem alguns pontos que fazem a diferença.

Em primeiro lugar considero que usar carne de Perú em vez de Porco é mesmo uma mais valia. Nada contra os pobres porcos obviamente, é mesmo porque a carne de Perú na minha opinião toma muito mais o sabor do tempero que a carne de Porco o que neste caso específico dá uns pontos extra.

Depois o segredo para mim está mesmo no tempero. Fazer uma espécie de Massa de Pimentão Caseira (sem a parte de curtir os pimentos que isso dá muito trabalho) é para mim o grande truque desta receita.

A massa de pimentão fica mesmo muito saborosa e é óptima para usar em imensos cozinhados. É algo que tenho sempre no frigorífico e que adiciono a alguns dos meus cozinhados para lhes conferir um sabor especial. Se fizerem em maior quantidade, podem guardar no frigorífico que aguenta sem problema uns 2 ou 3 meses (mais do que isso não sei porque a que faço nunca aguenta tanto).

Nesta receita uso bastante massa de pimentão e tento sempre deixar a carne a marinar algum tempo na massa para lhe conferir mais sabor. Mas vamos já passar à receitinha.

Deixar apenas uma sugestão para quem procura outras receitas com Carne de Perú. Este Gratinado de Perú com courgette por exemplo é uma delicia ou então estes Supremos de Perú que são de comer e chorar por mais.

Carne de Perú à Alentejana Carne de Perú à Alentejana

Imprimir Receita
Carne de Perú à Alentejana
Uma adaptação da Tradicional Carne de Porco à Alentejana que vai fazer as delicias de toda a família.
Carne de Perú à Alentejana
Tempo Preparação 30 minutos
Tempo Cozedura 25 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Massa de Pimentão
Carne de Perú
Tempo Preparação 30 minutos
Tempo Cozedura 25 minutos
Doses
pessoas
Ingredientes
Massa de Pimentão
Carne de Perú
Carne de Perú à Alentejana
Instruções de preparação
Massa de Pimentão
  1. Retire as Sementes aos Pimentos e coloque-os no Processador de Alimentos Daily Collection da Philips.
  2. Junte-lhe os alhos descascados, o azeite e o sal e triture até obter uma pasta homogéna.
  3. Retire do processador e acondicione um frasco de vidro hermeticamente fechado. (O que não usar na receita pode reservar no frigorífico durante cerca de 2 meses).
Carne de Perú
  1. Corte o Peito de Perú em cubos e adicione-lhe algumas colheres de sopa de massa de pimentão. O objectivo é que a carne fique bem envolvida no tempero. Reserve. (Se possível tempere a carne cerca de 2horas antes de a cozinhar).
  2. Descasque as Batatas doces. Corte as batatas em pequenos cubos e envolva as batatas em 1 colher de sopa de azeite. Coloque-as na Philips Airfryer XXL no Programa de Batatas a 180ºC durante 20 minutos.
  3. Numa caçarola coloque um fio de azeite, 5 dentes de alho laminados e alguns pés de coentros picados. Deixe que cozinhe ligeiramente e adicione-lhe as amêijoas. Tape e deixe que abram.
  4. Quando estiverem todas as amêijoas abertas, retire do lume e reserve.
  5. Na mesma caçarola, junte mais um fio de azeite, os restantes alhos laminados, as folhas de louro partidas ao meio e os pés de coentros picados. Deixe cozinhar ligeiramente.
  6. Adicione a carne de Perú e cozinhe bem a carne em lume médio/alto.
  7. Quando a carne estiver cozinhada adicione-lhe as amêijoas e envolva bem. Desligue o lume e adicione-lhe as batatas que entretanto retirou da Philips Airfryer XXL e coentros frescos picados. Volte a envolver e sirva de imediato.
  8. Bom Apetite!
Recipe Notes

Na confecção desta Receita em Parceria com a Philips usei os seguintes electrodomésticos:

Processador Daily Collection Philips      Philips Airfryer XXL

 

Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.

Carne de Perú à Alentejana Carne de Perú à Alentejana Carne de Perú à Alentejana

Se realizar a Receita de Carne de Perú à Alentejana ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado! 

 

Em parceria com a Philips.

 

Livro Healthy Bites

healthy bites o livro

São 4 ementas semanais completas. 7 dias por semana, com 4 refeições diárias: Pequeno-almoço, almoço, Snack e Jantar e ainda Sugestões para ocasiões especiais. Mais de 120 receitas deliciosas, práticas e super fáceis de confeccionar.

Receitas sem glúten, Sem refinados e todas LOW CARB.

COMPRAR

 

Deixe o seu comentário