Carne de Perú à Alentejana
Carne de Perú à Alentejana é uma das minhas receitas que mais sucesso faz nos Workshops. Seja pelo sabor da massa de pimentão caseira que preparo e que confere à receita um sabor especial ou então pela simplicidade de toda a receita. O que é certo é que é uma das mais adoradas e mais pedidas, tanto em workshop como cá em casa. Chegou finalmente a hora de partilhar esta receita no blog.
Carne de Perú à Alentejana
Esta receita não é mais do que uma adaptação da Tradicional carne de Porco à Alentejana. Difere na minha opinião porque a carne de perú toma ainda melhor o sabor da massa de pimentão o que torna esta versão uma verdadeira explosão de sabor.
E agora uma curiosidade. Quem é que sabia que a Carne de Porco à Alentejana tem na verdade origem no Algarve? É verdade, foram os cozinheiros Algarvios que baptizaram este prato assim uma vez que queriam indicar que os Porcos usados eram provenientes do Alentejo e alimentados a bolota e não Porcos criados no Algarve que eram alimentados a restos de peixe.
Curioso não é verdade? Mais ainda se pensarmos que no Alentejo este prato se chama “Carne de Porco com Amêijoas” e é o único local em Portugal onde este prato tradicional toma um nome diferente.
Truques e dicas
Esta Receitinha fica mesmo deliciosa e na minha opinião existem alguns pontos que fazem a diferença.
Em primeiro lugar considero que usar carne de Perú em vez de Porco é mesmo uma mais valia. Nada contra os pobres porcos obviamente, é mesmo porque a carne de Perú na minha opinião toma muito mais o sabor do tempero que a carne de Porco o que neste caso específico dá uns pontos extra.
Depois o segredo para mim está mesmo no tempero. Fazer uma espécie de Massa de Pimentão Caseira (sem a parte de curtir os pimentos que isso dá muito trabalho) é para mim o grande truque desta receita.
A massa de pimentão fica mesmo muito saborosa e é óptima para usar em imensos cozinhados. É algo que tenho sempre no frigorífico e que adiciono a alguns dos meus cozinhados para lhes conferir um sabor especial. Se fizerem em maior quantidade, podem guardar no frigorífico que aguenta sem problema uns 2 ou 3 meses (mais do que isso não sei porque a que faço nunca aguenta tanto).
Nesta receita uso bastante massa de pimentão e tento sempre deixar a carne a marinar algum tempo na massa para lhe conferir mais sabor. Mas vamos já passar à receitinha.
Deixar apenas uma sugestão para quem procura outras receitas com Carne de Perú. Este Gratinado de Perú com courgette por exemplo é uma delicia ou então estes Supremos de Perú que são de comer e chorar por mais.

Tempo Preparação | 30 minutos |
Tempo Cozedura | 25 minutos |
Doses |
pessoas
|
- 6 Pimentos vermelhos
- 1 cabeça alho
- 40 ml azeite
- q.b. sal uso cerca de 1 colher de sopa
- 3 peitos de perú cerca de 200 gramas cada 1
- 600 gramas amêijoa branca
- 1 ramo coentros
- 10 dentes alho
- 2 folhas louro
- q.b. azeite
- 3 Batatas doces brancas médias
Ingredientes
Massa de Pimentão
Carne de Perú
|
![]() |
- Retire as Sementes aos Pimentos e coloque-os no Processador de Alimentos Daily Collection da Philips.
- Junte-lhe os alhos descascados, o azeite e o sal e triture até obter uma pasta homogéna.
- Retire do processador e acondicione um frasco de vidro hermeticamente fechado. (O que não usar na receita pode reservar no frigorífico durante cerca de 2 meses).
- Corte o Peito de Perú em cubos e adicione-lhe algumas colheres de sopa de massa de pimentão. O objectivo é que a carne fique bem envolvida no tempero. Reserve. (Se possível tempere a carne cerca de 2horas antes de a cozinhar).
- Descasque as Batatas doces. Corte as batatas em pequenos cubos e envolva as batatas em 1 colher de sopa de azeite. Coloque-as na Philips Airfryer XXL no Programa de Batatas a 180ºC durante 20 minutos.
- Numa caçarola coloque um fio de azeite, 5 dentes de alho laminados e alguns pés de coentros picados. Deixe que cozinhe ligeiramente e adicione-lhe as amêijoas. Tape e deixe que abram.
- Quando estiverem todas as amêijoas abertas, retire do lume e reserve.
- Na mesma caçarola, junte mais um fio de azeite, os restantes alhos laminados, as folhas de louro partidas ao meio e os pés de coentros picados. Deixe cozinhar ligeiramente.
- Adicione a carne de Perú e cozinhe bem a carne em lume médio/alto.
- Quando a carne estiver cozinhada adicione-lhe as amêijoas e envolva bem. Desligue o lume e adicione-lhe as batatas que entretanto retirou da Philips Airfryer XXL e coentros frescos picados. Volte a envolver e sirva de imediato.
- Bom Apetite!
Na confecção desta Receita em Parceria com a Philips usei os seguintes electrodomésticos:
[maxbutton id="12" ] [maxbutton id="13" ]
Se Gostou desta receita guarde-a no Pinterest.
Se realizar a Receita de Carne de Perú à Alentejana ou outra receita Healthy Bites partilhe a foto com o Hashtag #healthybitespt nas redes sociais. Todas as semanas vou escolher um dia para partilhar as vossas fotos! Coloquem sempre o LINK da receita a acompanhar. Não partilhem na internet cópias de textos de receitas, nem prints!
Obrigado!
Em parceria com a Philips.
Maria Fernanda G C B Brito
Boa tarde , fiz a receita e ficou muito boa a carne.Em relação à massa de pimentão , cobrindo em cima o frasco com azeite , a massa de pimentão dura muito tempo..
Obrigado.
F.Brito
HealthyBites
Maria Fernanda G C B BritoObrigada pelo feedback Fernanda 🙂 Sim, boa dica relativamente à massa de pimentão! Obrigada!!!