Doce de Tomate da avó Judite
Esta é das memórias mais doces da minha infância… Hoje partilho com vocês a receita do maravilhoso Doce de Tomate da avó Judite!
Sou a maior fã de tomate. Gosto de tomate de todas as maneiras e feitios e por vezes até acho que abuso da quantidade que comemos cá em casa: é em salada, em molhos, para completar qualquer comida. Diria que dia sim, dia não existe algo com tomate cá em casa (ou será dia sim, dia sim?).
Lembro-me que desde sempre foi assim… o avô Resina plantava deliciosos Tomates (os coração de boi… ai os corações de boi) e depois a avó Judite usava, abusava e conservava. Congelava tomate, escaldava tomate, fazia molho de tomate e o seu doce de tomate era sem dúvida o melhor do mundo.
Sinceramente não sou a maior fã de compotas mas o doce da avó tem e terá sempre um lugar especial no coração e à mesa.
Este ano decidi finalmente reproduzir o doce da avó. Ficou maravilhoso, quase como me lembrava (porque o dela vai ser sempre especial). Preparei alguns frascos para incluir nos meus cabazes de Natal e convido a que preparem também os vossos cabazes.
Eu e a Carla do Blogue -> Cozinha a La carte decidimos este ano lançar um repto para vos convidar a juntarem-se a nós no movimento Faz e Dá … Vamos até ao Natal preparar sugestões de presentes de amor e partilhar com vocês para que preparem connosco. Todas as minhas sugestões vão ficar AQUI.
E agora vamos à receita?
Tempo Preparação | 10 minutos |
Tempo Cozedura | 2 horas |
Doses |
gramas
|
- 500 gramas açúcar mascavado *ver nota
- 1,5 kg tomate maduro sem pele
- 1 pau canela do Ceilão
- 1 estrela anis
Ingredientes
|
|
- Coloca todos os ingredientes numa panela, tapa e leva ao lume para ferver.
- Quando começar a ferver, mexe bem e destapa a panela e baixa o lume para o mínimo.
- Vai mexendo várias vezes durante a cozedura para que não pegue à panela.
- Entretanto esteriliza os frascos em água a ferver ou coloca-os 10min a 180ºC no forno.
- Quando o molho de tomate estiver bem reduzido vai passando uma espátula no fundo até fazer o ponto estrada (ver no vídeo).
- Colocar nos frascos de imediato, tapar e virar os frascos de tampa para baixo para que arrefeçam e ganhem vácuo.
- Espero que gostem, Bom Apetite!
*Esta é a quantidade mínima de açúcar que aconselho para que o teu doce de tomate se conserve como suposto. Cerca de 1/3 da quantidade de tomate em açúcar. Desta forma é possível obter um doce que se conserve (desde que os frascos esterilizados e em vácuo) durante 8 a 12 meses.
Gostou desta receita? Guarde-a no Pinterest.
Cristina
Tentei fazer hoje a receita do seu Doce de tomate.. Sempre gostava de saber se, depois de pelados também se tira os sementes?
Em todas as outras receitas mandam tirar os sementes.
Obrigada pela sua resposta e atenção.
Cumprimentos desde a Alemanha
HealthyBites
CristinaOlá Cristina… eu normalmente não tiro porque não me faz confusão… mas se não gostar das sementes tire sim.