Broas Fervidas sem glúten
As Broas Fervidas de Torres Novas são um dos doces que recordo da minha infância. Desta vez trago uma versão sem glúten, sem refinados mas igualmente deliciosa!
Sempre me lembro desde miúda que na altura dos Santos havia Broas em minha casa. Umas de erva-doce, umas de mel, outras de frutos secos, de batata-doce mas as que mais gostava eram as Broas Fervidas que sempre me lembro da minha mãe fazer.
Havia as broas fervidas de café e também as de cacau. As favoritas sempre foram as de café e são essas que decidi reproduzir nesta versão sem glúten e sem refinados.
Existem alguns “segredos” para fazer umas boas broas. O Azeite e a sua qualidade é um dos principais pontos a focar e depois algumas especiarias são essenciais: Canela e Erva-doce.
Estas broas fazem parte da minha infância. Lembro-me de correr as ruas da minha aldeia (Deixar um Beijinho a todos os seguidores que tenho da Brogueira e que passaram comigo bons momentos na minha infância) com o saco de pano a pedir o Pão por Deus!
Quando regressava a casa trazia broas, rebuçados, laranjas e tangerinas, caixas de diospiros e moedas. Era uma tradição bem gira que ainda me faz sorrir quando penso nela.
Mas o “Pão por Deus” foi-se perdendo… Talvez nas aldeias ainda se faça alguma coisa não sei e substituímos tudo pelo Halloween que importámos. Não me chateia nada que se tragam festividades só tenho pena é que o Pão por Deus não tenha já a expressão de antigamente!
Tempo Preparação | 20 minutos |
Tempo Cozedura | 30 minutos |
Doses |
broas
|
- 0,5 litros café usei café de cafeteira
- 200 gramas açúcar mascavado
- 0,20 litros azeite
- 2 c.sopa canela
- 2 c.sopa erva-doce
- 350 gramas fubá de mandioca
- 150 gramas farinha de trigo sarraceno
- 2 c.sopa farinha de milho
Ingredientes
|
|
- Num tacho ao lume colocar o café, o azeite, o açúcar mascavado a canela e a erva doce.
- Quando estiver a ferver, adicionar as farinhas e mexer bem para que as farinhas cozam. (É necessário desfazer todos os grumos)
- Depois de estarem cozidas colocar a massa numa bancada de pedra e deixar arrefecer um pouco para conseguir amassar com as mãos.
- Enquanto amassa pode colocar frutos secos partidos de desejar.
- Molde as broas e coloque sobre um tabuleiro forrado a papel vegetal. Coloque uma amêndoa sobre cada broa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.
- Bom Apetite!
A Versão habitual destas broas é passada em açúcar depois de feitas. Passo que naturalmente eu omiti.
Gostou desta receita? Guarde-a no Pinterest.
Nelia Domingues
Olá bom dia,
Antes de mais parabéns pelo seu blog, tem receitas maravilhosas e um aspecto incrível., quer do blog, quer das receitas.
Estava à procura de uma receita de bolos dos santos e deparei-me com esta das broas fervidas, que adoro e já fiz na versão tradicional. Mas de momento estou com uma restrição alimentar (SII) e não posso comer farinhas com glúten. Esta sua receita leva uma farinha que apesar de não ter glúten, para já também não a posso ingerir porque ainda não foi testada, que é o fubá de mandioca, de resto posso usar tudo o que está na receita.
Só queria saber se existe alguma alternativa ao fubá que possa usar? Normalmente utilizo farinha de arroz, polvilho, farinha de milho, aveia. Fiquei com água na boca quando vi estas broas a lembrar-me do maravilhoso sabor delas e gostava de experimentar numa versão que possa comer.
Muito obrigada e excelente continuação.
Nélia
HealthyBites
Nelia DominguesOLá Nélia. O Fubá é mesmo o mais parecido com a farinha com glúten a nível de resultados e por isso ainda não testei outra… mas penso que se substituir por uma mistura de 70% arroz e 30% polvilho ou fécula de batata vai resultar bem.
Um beijinho