Escapadinha em Évora
Fomos passar um fim-de-semana em Évora. Um fim-de-semana a dois onde DESCANSO foi a palavra de ordem.
Faz tempo que queríamos passar um fim-de-semana de Relax a dois mas era algo que normalmente acabávamos por adiar. Mas o tempo foi passando e com a pequena Ju já com 3 anos feitos e a adorar passar uns dias com a avó decidimos que estava mais que na hora de colocar em prática a nossa escapadinha para descanso.
Escolhemos Évora como destino porque era uma cidade que ambos conhecíamos mal mas onde sabíamos que se comia bem (o que é sempre uma óptima razão para ir a algum lado).
Fim-de-semana em Évora
Para programar o fim-de-semana houve algumas coisas a decidir: Onde Ficar alojado, Quais os restaurantes que queríamos experimentar e não menos importante o que queríamos fazer e visitar durante estes 2 dias.
Era um fim-de-semana para descanso por isso decidimos não ser ambiciosos com os planos e programar pouco ou nada e ainda bem que assim foi. Foi o ideal para podermos relaxar.
Onde ficar em Évora
A decisão pelo Hotel foi fácil. O Vitória Stone Hotel convidou-nos para passar duas noites e conhecer este Hotel de arquitectura arrojada onde o rústico e tradicional se funde com o moderno e sofisticado.
Um Hino ao Alentejo e aos produtos locais cheio de gente simpática e onde é possível “Viver o Alentejo tal como ele é!”
Os quartos são confortáveis e modernos e ideais para o tipo de fim-de-semana que estávamos à procura.
No Rooftop do Hotel está localizada uma piscina com uma vista espectacular sobre a Cidade de Évora. Uma pena ser uma piscina sazonal pois o frio de Janeiro fez-nos obviamente desistir do mergulho a que este sitio convida.
No penúltimo andar do Hotel está localizado o Avista Bar onde é possível degustar o óptimo pequeno-almoço com produtos regionais e opções Gluten Free. Também no Avista Bar é possível também degustar pequenas refeições ou ao final do dia desfrutar de um magnifico cocktail acompanhado com música ao vivo às sextas e sábados.
Também inserido no Hotel está o Almendra Spa onde decidimos fazer uma massagem terapêutica num ambiente acolhedor e de relaxamento total que completámos no final com 30 minutos de sauna, afinal o fim-de-semana era de relax lembram-se?!
Ainda no Hotel fica o famoso Restaurante “5 Amêndoas” que infelizmente não tivemos oportunidade de experimentar mas que ficou sem dúvida debaixo de olho para quando regressarmos a Évora.
O que visitar?
Évora é uma cidade bonita, Património da Humanidade e o simples passeio pelas ruas pitorescas que ficam no centro da cidade, dentro das muralhas, já é por si só um passeio agradável e algo que quem vem a Évora tem mesmo de fazer.
Nós ficámos pelo mais básico.
Visitámos A Capela dos ossos, que ambos não visitávamos desde as Visitas de Estudo da Escola (Faz já uns 25 anos ou mais). Foi uma desilusão na verdade, primeiro porque achei o preço do bilhete exorbitante, 5€ para ver apenas a Capela dos Ossos parece-me demasiado caro e depois porque faltam já imensos ossos na Capela que eu imagino que tenham sido arrancados por visitantes pois agora temos apenas um pequeno corredor onde podemos estar por forma a não conseguirmos tocar em nada. Pergunto-me, que motivação tem alguém para roubar ossos humanos de uma capela para “recuerdo”? Enfim…
Fomos também ao Templo de Diana e à incontornável Praça do Giraldo. Caminhámos um pouco pelas ruas e optámos por não visitar mais nada.
Onde Comer
Não tenho muitos restaurantes para vos recomendar, na verdade só tenho um. E porquê? Passo a explicar…
Na sexta-feira à noite chegámos tarde e esfomeados, para não andarmos à procura de um Restaurante onde comer e porque precisava de comprar um cartão de memória para a minha câmara fotográfica, pois tinha deixado o meu em casa, decidimos ir até ao Évora Plaza, o Centro Comercial local. Comida de Centro comercial não é algo que eu goste de recomendar. Foi mais na base do desenrrasca sem querer fugir muito ao saudável habitual.
Mas tenho sim um óptimo Restaurante para vos recomendar, fixem o nome “Taberna Típica Quarta-feira“.
Tinha pedido as vossas recomendações e entre todos os restaurantes que me recomendaram houve um que me chamou a atenção, o “Quarta-feira”. Li imensas criticas e percebi uma coisa: era imprescindível marcar mesa. Sem hesitar telefonei e do outro lado atendeu-me o Senhor João. Era terça-feira, pedi uma mesa para sábado ao jantar e a resposta foi imediata:
– “já não tenho nada menina!”
– “e ao almoço?” perguntei eu receosa de ter de mudar de planos.
– “É para quantos?”
– “para dois” respondi esperançosa…
– “Ahhhh… para dois arranjo! É a primeira vez?”
– É sim!
– “Então olhe menina, aqui não escolhe nada do que come! Não temos multibanco e a refeição para dois ronda os 50€ mais bebidas”
– “OK” respondi enquanto era despachada por uma voz atarefada de quem tinha mais do que fazer do que falar comigo ao telefone
E assim foi….
No sábado, depois de um farto pequeno-almoço de Hotel (aposto que não somos os únicos que abusamos nestes pequenos-almoços), demos uma voltinha pela cidade e à hora marcada lá estávamos nós à porta do nº18 da Rua do Inverno.
Infelizmente nesse dia não estava o Senhor João que me havia despachado ao telefone mas estava representado pela sua filha que fazia o papel de anfitriã.
A refeição começou e chegaram à mesa imensas entradas: Cogumelos salteados, Ervilhas com ovos escalfados, aros de cebola frita, queijo de ovelha derretido, torresmos, enchidos, gaspacho e compotas num verdadeiro festim para as papilas gustativas. Estava tudo óptimo e irrepreensível.
Chegou depois um belíssimo creme de legumes quente para nos aquecer a alma neste frio sábado de janeiro e já começávamos a sentir que estávamos bem e não precisávamos de comer mais mas faltava ainda o prato principal e as sobremesas.
Para prato principal um delicioso Cachaço no forno, numa carne que se desfazia na boca acompanhada por umas migas de esparregado, batatas fritas e abóbora assada no forno, uma delicia.
Para sobremesa um bolo de chocolate e uma sobremesa de doce de ovos deliciosa (já vos tinha dito que adoro doce de ovos?).
Acompanhámos a refeição com vinho tinto, como se quer pelo Alentejo e dispensámos o café pois estávamos na fase do já não entra mais nada.
Foi uma excelente refeição mas para nós foi demasiada comida. Estava tudo bem confeccionado e muito saboroso mas ficámos tão cheios que dispensámos o jantar nesse dia e por isso acabámos por não conhecer mais nenhum restaurante em Évora.
De qualquer forma, fica a dica, se forem até Évora NÃO PERCAM mesmo uma Refeição no Famoso “Quarta-feira”!
Beber um Copo e Sair à noite
Este tópico é outro onde vos gostava de dar dicas válidas mas não vai ser possível.
Pensava eu que Évora sendo uma Cidade de estudantes tivesse alguns sítios para sair à noite mas fiquei com a sensação de que estava redondamente enganada. Provavelmente até terá alguma coisa mas nós não os conseguimos descobrir.
Após uma pesquisa na Internet na noite de sexta-feira fomos até ao “Porque Não?” para um copo de vinho. O local agradável rapidamente desiludiu por se fumar no seu interior. Acabámos por sair cedo e voltar ao Hotel para uma noite de sono merecido e com a roupa infestada com o cheiro a tabaco. Se não tiverem este síndrome anti-tabaco aproveitem pois o local é muito giro.
No sábado à noite caminhámos pelas Ruas em busca de um sitio para estar um pouco. Não encontrámos nada além de restaurantes. Ainda perguntei a algumas pessoas que me respondiam aos stories do Instagram a dizer “que saudades de quando estudava aí!” se conheciam algum sitio para beber um copo e todos me responderam que não. Acredito que exista alguma coisa por isso se me estão a ler e souberem o que sugerir digam-me nos comentários por favor.
Tudo o que é bom Acaba depressa
O domingo deixámos para as “despedidas” e após um bom pequeno-almoço decidimos agarrar no carro e seguir para casa com uma paragem em Montemor-o-novo para almoço.
Foi o nosso fim-de-semana de descanso e soube tão bem.
Se procuram dias de descanso e relax, escolham o Alentejo e passem um fim-de-semana em Évora que vos permita viver esta calma Alentejana ou “Viver o Alentejo tal como ele é!”
Para outras sugestões de escapadinhas podem ver AQUI
Para não te esqueceres destas sugestões quando quiseres programar o teu fim-de-semana em Évora guarda estes pins no Pinterest.