Como fotografar comida e obter melhor qualidade de imagem
Uma ótima fotografia de comida pode fazer muitas coisas! Pode deixar o espectador com fome, pode convencer um cliente a pedir um prato e pode vender muita comida e livros de receitas.
Como fotógrafo de comida amador ou profissional, saber como fotografar comida para obter ótimos resultados requer um conhecimento específico do que funciona melhor e do que parece ruim. Reunimos algumas dicas e truques de fotografia de alimentos nos quais você precisará pensar ao capturar fotos de alimentos, se quiser resultados como os que vê em revistas e livros brilhantes.
Confira as dicas:
Prepare a comida pela aparência, não pelo sabor
Agora, se você está falando sério sobre tirar ótimas fotos (e não tanto sobre apenas comer a comida após a foto), então você precisa preparar a comida para ter a melhor aparência, não o melhor sabor. Então, como você faz isso?
Nota: Você não precisa de uma câmera sofisticada ou de uma câmera full frame cara, como uma câmera DSLR ou uma câmera sem espelho para capturar comida. Qualquer câmera com uma lente barata que você tenha em mãos fará o trabalho.
Você está filmando comida encorpada?
Nas fotografias, a comida geralmente fica melhor quando está encorpada (ao contrário de “grande”). O problema é que, muitas vezes, quando você tira algo do forno, ele geralmente perde o corpo no ar frio até certo ponto. Existem vários truques de fotografia para explicar isso, mas os mais simples são provavelmente os melhores!
Capture a comida enquanto ainda está quente ou fresca de ser cozida
Construa o prato para que pareça encorpado (às vezes, isso requer colocar coisas no prato, mas sob a comida para torná-lo mais cheio. Às vezes, é necessário empilhar a comida sobre outra comida).
Pense nas cores do seu prato
A cor é uma parte enorme da grande fotografia de alimentos. Em muitos casos, você pode adicionar guarnições que contrastam com a cor do prato, o que é muito eficaz para adicionar um elemento de cor às suas fotografias e dar destaque às imagens resultantes. O conhecimento da roda de cores e quais cores contrastam bem e quais complementam bem podem ser muito úteis na fotografia de alimentos.
O estilo da comida também costuma depender do que está ao redor do prato e do que está no próprio prato. Arrumar a mesa e os acessórios pode ser uma grande ajuda (ou obstáculo) para obter uma fotografia fantástica da comida que você está fotografando em seu próprio contexto. Aqui estão algumas coisas para pensar.
Sua configuração de mesa pode fazer ou quebrar suas fotografias de comida
O ambiente em que sua comida aparece é quase tão importante quanto a própria comida. Uma configuração bem projetada pode dar contexto e humor à sua foto, então pense um pouco sobre isso. O que está no fundo e no primeiro plano da comida? Deseja excluir completamente o cenário e obter um close-up extremo apenas da comida? Seus pratos combinam com a cor da comida? Os arredores são configurados para dar uma composição equilibrada?
Elementos que você normalmente encontraria no contexto de uma refeição (porta-condimentos, talheres, guardanapos etc) podem ser organizados por um estilista para ajudar na composição. Normalmente, você deseja que esses elementos complementem, em vez de dominar o assunto principal, a comida. Um lençol branco pode ser usado como plano de fundo para uma foto de comida clara e arejada.
Pense nas cores fora do seu prato
Isso remonta ao estilo da cena, mas é muito importante considerar as cores dos pratos, talheres, mesa, toalha de mesa, etc. que cercam o assunto principal, pois têm um impacto tão importante no resultado final. As cores geralmente são definidas deliberadamente como contrastantes ou complementares. Ambos podem funcionar de forma muito eficaz.
Por outro lado, algumas cores simplesmente não funcionam com comida (o verde claro é muito difícil de usar se você está tentando fazer o prato parecer apetitoso).
Destaque o assunto principal corretamente
Na fotografia de alimentos, você deve sempre tentar obter um primeiro plano e um plano de fundo atraentes para brincar. Você pode até usar espaços vazios para contar uma história se estiver interessado em fotografia mínima. No entanto, a melhor técnica geralmente é cercar seu prato principal com ingredientes e adereços relacionados a ele. Isso significa que você pode brincar com vários ingredientes, molhos, óleos e utensílios. Certifique-se de mostrar como o prato específico foi feito e isso chamará a atenção do espectador!
Você também pode organizar várias latas, potes, ervas, copos e linhos ao redor do prato principal. São muito decorativos e também podem falar sobre a origem e a história do prato.
O segredo sobre iluminação nos alimentos
Talvez um dos maiores fatores que afetam o resultado final de uma fotografia de comida seja a qualidade da luz. A boa notícia é que, como sua cena geralmente é portátil, você tem bastante controle sobre a situação de iluminação.
Aqui estão algumas dicas de iluminação para fotografia de alimentos:
A iluminação natural da janela geralmente domina a fotografia profissional de alimentos. (Se você conseguir iluminação natural da janela em um dia nublado, terá ainda mais sorte). A iluminação suave e dispersa geralmente fornecida pela luz natural da janela que projeta sombras muito suaves funciona lindamente com muitas fotografias de comida. Geralmente, a melhor iluminação é a da frente (ou seja, passando por cima do ombro do fotógrafo), mas todos os ângulos de luz natural podem funcionar. Dependendo da quantidade de luz disponível quando você usa a luz natural, pode ser necessário considerar um tripé.
Refletores – Se você deseja dispersar ainda mais a luz ou suavizar algumas das sombras, refletir a iluminação natural também é alto na escala de conveniência. Isso pode ser feito com um refletor específico ou você pode improvisar com material de cor clara (lençóis/panos brancos) ou material refletivo (folha).
Iluminação Artificial – Às vezes, você simplesmente não conseguirá se posicionar para aproveitar a iluminação natural. Usar estroboscópios em alimentos é um assunto enorme, mas basta dizer que muitas vezes você precisará suavizar e dispersar a luz o máximo possível com o uso de soft-boxes e refletores. Você pode até refletir a luz do flash da câmera em uma parede de cor clara para obter um pouco de luz suave, que também pode ser usada para preencher a luz em áreas escuras ou eliminar sombras duras.
Fotografia de alimentos escuros – uma tendência crescente em algumas fotografias de alimentos é usar o estilo de pouca luz e um cenário escuro. Trata-se mais de usar as cores escuras da comida e seu fundo e arredores em combinação com a iluminação natural da janela, como no exemplo abaixo. É muito eficaz na criação de humor.
Modifique a luz natural
Caso opte por trabalhar apenas com luz natural, não se esqueça de modificá-la. A luz natural quase nunca é perfeita sem algumas modificações sutis (ou mais pronunciadas).
Adquirir algumas ferramentas básicas o ajudará a controlar a luz. Essas ferramentas certamente levarão sua fotografia de comida para o próximo nível! Por outro lado, o uso inadequado da luz arruinará sua fotografia de alimentos, portanto, dedique atenção suficiente à iluminação.
Se você ainda não tem, você definitivamente deveria comprar um difusor e colocá-lo entre a janela e sua mesa. Ao trabalhar com luz solar direta, um difusor melhora muito a qualidade da luz, tornando-a mais suave. Suavizar as sombras.
Conclusão
Existem profissionais especializados para esse trabalho, fotografar uma comida requer habilidades certas para que o espectador sinta o sabor da comida mesmo sem tocar, apenas vendo. Se você não tiver um profissional para isso, então use as nossas dicas que você obterá resultados saborosos.
Se você quer tirar fotos de comida para o seu ebook, saiba que você pode usar um modelo de ebook no site da VisaCreate que se enquadram perfeitamente com as fotos de gastronomia.