Bons Alimentos – Dióspiro
O Dióspiro é daquelas frutas amadas ou odiadas…
Cá por casa divide opiniões… eu adoro… já o marido nem por isso… A pequena não acha muita piada à consistência da “coisa”…
Ainda assim é um óptimo fruto com inúmeros benefícios para a saúde e é hoje a escolha para a rubrica Bons Alimentos.
A palavra Dióspiro deriva da palavra grega “diospyros” significa “comida dos deuses.
Este fruto, característico do Outono, é rico em fibra, magnésio, ferro, zinco, manganésio e cobre, além de ser um excelente protetor das células, pois é rico em taninos e como tal um poderoso antioxidante. É neste caso, benéfico para proteger o organismo de doenças como cancro, arteriosclerose e outras doenças inflamatórias. É também um alimento rico em vitaminas A e C e em fibras dietéticas solúveis e insolúveis. É ainda considerado um alimento muito alcalinizante.
É das frutas mais ricas em ácido ascórbico – vitamina C, apenas um diospiro pode conter aproximadamente 80% da dose diária recomendada para esta vitamina. Como é sabido, a vitamina C estimula o sistema imunitário e aumenta a produção glóbulos brancos que são a principal linha de defesa do organismo contra micróbios, vírus, toxinas e infeções.
-Tem propriedades antienvelhecimento
São ricos numa série de vitaminas, especificamente vitamina A, beta-caroteno, licopeno, luteína, e criptoxantinas, sendo que todos estes compostos podem funcionar como antioxidantes no organismo – especificamente para reduzir o stress oxidativo e prevenir sinais de envelhecimento prematuro tais como rugas, manchas da idade, doença de Alzheimer, fadiga, perda de visão, fraqueza muscular, entre outros.
– Ajuda a combater o cancro da mama
De acordo com um novo estudo, os diospiros são um dos poucos alimentos que conseguem matar células do cancro da mama sem danificar as células normais. Os cientistas atribuíram isso à fisetina, um flavonóide presente em diversas frutas e legumes, mas sobretudo nos caquis. A fisetina também tem sido apontada por contribuir significativamente para a erradicação programada de células de cancro do cólon e próstata.
-Ajuda no combate da leucemia
Já foi comprovado (por dois estudos) que o extrato de diospiro tem efeito anti-cancerigeno dado que inibe fortemente o crescimento das células cancerígenas e inclusivamente induzia a apoptose* das células de leucemia.(A apoptose é a morte programada das células)
Alguns dos compostos presentes no diospiro têm benefícios comprovados para a saúde dos olhos. Um desses compostos é a zeaxantina que está diretamente ligada à melhoria da saúde dos olhos devido ao seu comportamento como uma substância antioxidante. Estudos mostram que ela reduz a degeneração macular, cataratas e cegueira noturna.
– Remédio natural anti-hemorróidas
O diospiro é conhecido por possuir propriedades anti-hemorrágicas. Não é por isso de admirar que tenha sido utilizado no controle do sangramento excessivo das feridas.
É preciso alguma cautela por causa da grande quantidade de taninos. Os taninos, em quantidades elevadas, podem ter efeito anti-nutricional e tóxico para o organismo. Evite comer diospiros verdes pois contém um teor ainda mais alto de tanino – o que faz com que sua boca fique muito seca e dormente por algum tempo depois de comer o fruto.