Dicas Saudaveis, Paleo, Pao, Sem Glúten, Sem Lactose, Sem Ovos

Como deixar o Vício do pão (ou não)!

Hoje venho falar sobre pão e sobre Como deixar o Vício do pão… ou melhor como arranjar boas alternativas para este “vício”!
 
Quando retirei o glúten da alimentação uma das principais dificuldades que senti foi o deixar de comer pão: sou neta de padeiros e acreditem não havia nada que me desse mais gosto do que comer uma bela fatia de pão alentejano carregada de queijo.
 
Provavelmente estão a ler-me e a pensar que também é ou foi essa a vossa dificuldade: estou solidária e tantas vezes vos oiço dizer isto que foi por isso que hoje decidi falar sobre pão…
 
Na altura, pensava eu, deixar de lado o pão era completamente impensável… Tinha de arranjar uma substituição sem glúten. Vai daí fiz imensas receitas que encontrei pela internet e nada me agradou. Meti mãos à obra, fui para a cozinha e continuou a saga… não existia nenhuma receita que me enchesse as medidas…  
Fiz um Pão de Mandioca que é saboroso mas não é pão pois não tem aquele gostinho, fiz Pão de Hambúrguer que também me agradou mas não me encheu as medidas, fiz Broa Paleo que fica óptima para um Bacalhau com broa mas não me convence para mais nada… É que pão com ovos para mim não é pão: é bolo! E por isso a dificuldade continuava…
 
Lá me convenci que o melhor era deixar o pão de vez e assim fiz! Acabei por me habituar rápido a não o comer e passado umas 3 ou 4 semanas já nem pensava em pão. Mas a verdade (admito) é que quando estava mais ansiosa, nervosa ou até nas alturas do mês mais complicadas era pão que me apetecia comer…
 Como deixar o Vício do pão

Foi numa destas alturas em que descobri os pães da Pachamama no Supermercado 4bio em Almada. Existiam à venda na altura duas versões sem glúten: o Pão de Aveia e Sementes e o Pão de Cânhamo. Comprei os dois e vim feliz para casa. A verdade é que me agradaram.. não tinham ovos, eram apenas feitos com ingredientes biológicos e super saborosos… Lembro-me que fiz umas Bruschettas Caprese deliciosas, que repeti vezes sem conta e cheguei inclusive a fazer em workshop.

Mais tarde consegui desenvolver uma receitinha que me agradou… Baptizei-a na altura de Pão que sabe a pão  e é sem dúvida muito saboroso, mas a verdade é que é um pão com muitos Hidratos de Carbono e que por esse motivo o faço muito raramente cá por casa ou não estivesse eu a tentar voltar ao peso pré-gravidez!
 
Antes do Verão, num dia em que tinha marcado um Workshop Paleo no Supermercado 4 Bio a Pachamama lançou o Pão Paleo Low Carb (não há coincidências não é verdade?)  e simpaticamente deixou de oferta um pãozinho para provarmos no Workshop…  Querem saber qual foi o Feedback? Delicioso… Passou a ser o meu pão preferido (e acreditem já gostava dos outros 2)  com a vantagem de ser Low Carb  <3. Fiquei rendida (e penso não ter sido a única) e sempre que me apetece um pão é esta a minha solução preferida.
 
Muitas vezes recebo mensagens vossas a perguntar que pão podem comprar que seja aceite no conceito Paleo, pois não têm tempo ou não querem ir para a cozinha?!?  Bem, existirão outros pela certa mas estes são mesmo os meus preferidos… Podem encontrar o Pão da Pachamama à venda no Restaurante Pachamama em Lisboa no Boqueirão do Duro, no Celeiro ou noutros Supermercados Biológicos espalhados pelo País…
 
Aconselho a provarem os três e escolherem o vosso favorito… (O meu já sabem qual é).
 

Cada pão tem cerca de 300 gramas.

O Pão de Aveia e Sementes é feito com Aveia, Mandioca e Sementes e tem 28,1 gramas de Hidratos de Carbono por cada 100gramas.

Como deixar o Vício do pão

O Pão de Cânhamo é feito de Farinha de Arroz, Trigo Sarraceno, Mandioca e Cânhamo e tem 30 gramas de Hidratos de Carbono por cada 100 gramas.

Como deixar o Vício do pão


O Pão Paleo é feito de Batata doce, Farinha de Coco e Trigo Sarraceno e tem apenas 17,9 gramas de Hidratos de Carbono por cada 100gramas.
Como deixar o Vício do pão

Todos são boas escolhas, todos são feitos com bons ingredientes biológicos e aceites no conceito Paleo, não têm conservantes nem ingredientes desconhecidos.  Por isso, já sabem,  se ainda não conseguiram largar o pãozinho e não têm tempo para se dedicarem à cozinha, esta pode ser uma Excelente opção.
 
A verdade é que agora sempre que tenho uma fase em que o pão me faz mais falta não dramatizo… sei bem o que consumir, que me agrade e sem grande esforço.

O vício do pão continua ocasionalmente a querer aparecer… mas já não quero saber como deixar o vício do pão de vez…
 

Fica a dica!

 

Guarde estas dicas no Pinterest

Como deixar o Vício do pão Como deixar o Vício do pão Como deixar o Vício do pão

 

 

 
 

 

8 Comentários

  1. Ana Garcez

    10 Setembro 2018 at 1:10 pm

    Depois de várias experiências sem sucesso para tentar fazer um pão saudável, também descobri este pão. Érealmente muito bom e satisfaz-me.

    1. HealthyBites

      10 Setembro 2018 at 9:21 pm

      Eu sou mesmo super fã 🙂 Ainda que com moderação claro 😉

  2. Susana

    14 Fevereiro 2019 at 9:22 am

    Olá! E quando o pão é o pequeno almoço? Como substituir, de forma fácil, rápida e económica? Obrigada

    1. HealthyBites

      14 Fevereiro 2019 at 10:44 am

      Olá Susana…
      Cá por casa o pequeno-almoço varia entre ovos (cozidos, estrelados, mexidos, escalfados….), restos do jantar do dia anterior e o preferido de todos e mais rápido: sopa com sementes ou ovo cozido ou presunto 🙂

  3. Liliana

    28 Fevereiro 2019 at 4:32 pm

    Não encontro o pão no Celeiro… (pelo menos não no site). =(

    1. HealthyBites

      28 Fevereiro 2019 at 4:42 pm

      OLá Liliana.
      No site acredito que não encontre… O pão tem poucos dias de validade…
      Mas experimente nas lojas, costumam ter sempre!

      1. Liliana

        2 Março 2019 at 8:31 pm

        Obrigada pela dica!

        1. HealthyBites

          3 Março 2019 at 6:11 pm

          🙂 Um beijinho Liliana 🙂

Deixe o seu comentário