Dicas Saudaveis

Folhas de Beterraba – Os benefícios das folhas que quase todos deitam no lixo!

Quando trago as minhas Beterrabas da Quinta da Herdeira… elas vêm sempre acompanhadas das suas belas folhas. No inicio perguntava-me se seriam comestíveis, pois achava tamanho desperdício deitar estas folhas fora. Decidi pesquisar sobre o assunto e agora são sempre aproveitadas cá por casa.Vamos então falar sobre Folhas de Beterraba – Os benefícios das folhas que quase todos deitam no lixo!

 

As folhas de beterraba de um modo geral são quase sempre descartadas e deitadas fora. Se pensarmos no supermercado normalmente nem sequer encontramos as folhas à venda. Temos apenas os pequenos tubérculos disponíveis para compra.
Mas a verdade é que as folhas de beterraba têm um sabor semelhante ao das acelgas com um ligeiro travo a beterraba. Podem ser consumidas das mais diversas formas: cruas ou cozinhadas. A imaginação é o limite.
 
As folhas de beterraba são muito ricas em ferro (mais do que a beterraba em si), e são também ricas em vitamina A, C e K, potássio e ácido fólico. O consumo das folhas de beterraba promove o fortalecimento muscular e auxilia a combater anemias ajudando na formação de glóbulos vermelhos e na produção de plaquetas. Têm também um alto efeito diurético e desintoxicante devido ao seu alto teor em fibra.
 
Deverá apenas ter atenção se o seu intestino for sensível pois como já referi anteriormente as folhas possuem um elevado teor de fibra. Também as pessoas com problemas renais também devem ter algum cuidado uma vez que a grande quantidade de oxalatos presente nas folhas de beterraba pode promover a formação de pedras renais.
 
Consuma as folhas de beterraba mais pequenas e tenras em saladas, os caules e folhas salteados num fio de azeite e alho ou em sopas e poderá também fazer um pesto de folhas de beterraba e nozes por exemplo. 
De todas as formas, acredite, são deliciosas e seria uma pena desperdiçar tamanha riqueza.
Folhas de Beterraba - Os benefícios das folhas que quase todos deitam no lixo!
Se gosta de ler os Benefícios de cada alimento, veja também ESTA secção.

Deixe o seu comentário