Bons Alimentos

Bons Alimentos – Kombucha

O Kombucha é uma bebida probiótica feita a partir do chá preto adoçado que é fermentado por leveduras e bactérias que fazem bem à saúde, sendo por isso uma bebida que fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento intestinal.

Conheçam hoje os beneficios desta bebida na rubrica Bons Alimentos.

A forma de preparar a Kombucha é parecida com a do iogurte caseiro e do Kefir, mas usa-se o chá preto em vez do leite como ingrediente fundamental.
O chá preto com açúcar branco são os ingredientes mais usados para fazer kombucha, mas também se podem usar outras ervas e ingredientes adicionais, como chá verde, chá de hibisco, chá mate, sumo de frutas e gengibre, para chegar a um sabor mais agradável ao paladar.
Após a fermentação a kombucha transforma-se numa bebida gaseificada repleta de vitaminas, enzimas, probióticos e ácidos com muitos benefícios para a saúde:

1. Sistema digestivo

Naturalmente antioxidante, a kombucha ataca os radicais livres capazes de provocar mal-estar digestivo. O elevado teor de ácidos benéficos, probióticos e enzimas também ajuda a combater o mal-estar digestivo.
Alguns estudos também comprovam que beber kombucha ajuda no tratamento da candidíase. As bactérias presentes na bebida ajudam o intestino a criar ”bactérias boas”


2. Energia


A capacidade energizante da kombucha é atribuída à formação de ferro, libertado durante a fermentação do chá e de uma pequena quantidade de cafeína naturalmente presente.
O ferro presente na kombucha melhora o transporte do oxigénio no sangue. O consumo regular desta bebida faz com que os tecidos recebam mais oxigénio e a partir daí conseguem produzir mais energia.


3. Sistema imunitário


As vitaminas presentes na kombucha são os seus segredos para a protecção das células, doenças inflamatórias, depressão do sistema imunitário. Os probióticos presentes na kombucha fortalecem o sistema imunitário.


4. Protecção das articulações


Beber kombucha ajuda a prevenir e recuperar de lesões nas articulações. A glucosamina presente na kombucha preserva o colagénio e previne a dor nas articulações, além que o colagénio previne a aparição de rugas na pele.


5. Perda de peso


O consumo regular de kombucha estimula o metabolismo e limita a acumulação de gordura. A presença de ácido acético (também presente no vinagre de cidra) também ajuda a perder peso.



Onde Adquirir Kombucha


O Kombucha pronto pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e alguns supermercados biológicos.

O Skoby, que é o cogumelo ou bolacha de Kombucha com os fungos e bactérias responsáveis pela fermentação da bebida pode ser encontrado em sites ou fóruns de facebook que doam o skoby de graça uma vez que a cada nova fermentação é formado um novo skoby, podendo desta forma fazer a bebida em casa.

 

Imagem de LyraSid por Pixabay

Deixe o seu comentário