Criancas, Paleo, Sem Glúten

Iogurtes de Leite Materno

Sim… é possível fazer iogurtes com leite materno… e sim… são super simples de fazer…
Não se iludam… a consistência não é igual aos iogurtes normais… ficam muito menos sólidos…  ainda assim são uma óptima opção para evitar os derivados do leite de vaca durante mais tempo…

Precisa de duas coisas para fazer estes iogurtes… Leite e a “Cultura Iniciadora”… Esta Cultura pode ser um simples iogurte natural, mas se o objectivo é evitar a introdução dos derivados de leite de vaca temos a opção do “fermento lácteo em pó”…

Receita (4 iogurtes) :

Ingredientes:

  • 500 ml de leite materno
  • 1 saqueta de cultura iniciadora
Passo a passo:

Coloque o leite materno a aquecer.
Quando estiver morno retire 4 colheres de sopa de leite para uma taça e desfaça o conteúdo da saqueta da cultura iniciadora e junte ao leite… Aqueça bem o leite mas sem deixar ferver mexendo bem…
Coloque o preparado nos copos da iogurteira e deixe na iogurteira por 8/9 horas…
Desligue a iogurteira, deixe arrefecer e coloque no frigorifico pelo menos 8 horas…

Bom apetite aos Babys….



A “cultura iniciadora” é esta e foi comprada no Celeiro. Cada embalagem trás duas saquetas…

8 Comentários

  1. Amanda

    20 Outubro 2018 at 2:17 pm

    Olá!!!
    Estou a penssar fazer esta receita para dar o primeiro iogurte ao meu pequeno de 7 meses.Tenho uma coisa que me preocupa…o leite aquecido nao perde nutrientes!?

    1. HealthyBites

      20 Outubro 2018 at 2:57 pm

      Olá 🙂
      O leite quando fervido perde algumas propriedades sim… Muitas vezes é aquecido antes de congelado por causa da lactase… Mas não fica estragado… E será sempre melhor do que leite de vaca… De qualquer forma chamo a atenção que a consistência é un pouco diferente doa iogurtes normais… Fica mais coalhado… Mas não estraga.

  2. Bruna Adriele de Lima Cury

    4 Dezembro 2018 at 3:59 pm

    ADOREI O POST, SEMPRE TIVE DUVIDAS DE SE ERA POSSIVEL FAZER IOGURTE E ATE QUEIJO DO LEITE MATERNO, MEU FILHO TEM 11 MESES E NÃO PRETENDO DAR LEITE DE VACA. MAS ELE COSTUMA ENJOAR FACIL DAS COISAS ENTÃO VOU MUDANDO AS PAPINHAS COM FRUTAS PARA VITAMINA COM LM, MINGAL COM CEREAIS DENTRE OUTRAS COISAS PARA QUE ELE NÃO ENJOE.

    1. HealthyBites

      4 Dezembro 2018 at 4:11 pm

      Olá Bruna!
      Antes de mais agradeço o feedback…
      Sim é possivel fazer iogurtes com leite materno mas não se iluda numa coisa… a consistência não é igual aos iogurtes normais…
      No entanto não se estragam por aquecer o leite… o leite materno quando fervido pode perder algumas propriedades mas não se estraga… e sem dúvida que é sempre melhor do que o leite de vaca 😉
      Um Beijinho!

  3. Ana

    13 Janeiro 2019 at 4:48 pm

    Ola tentei fazer mas o iogurte ficou líquido, a quantidade que fiz foi exactamente a da receita, o iogurte estragado não está pelo menos não sabe mal… Qual terá sido o problema? Quando refere que não fica consistente como os iogurtes normais quer dizer que ficam liquidos?

    1. HealthyBites

      13 Janeiro 2019 at 10:16 pm

      Olá Ana.
      Sim a consistência não fica sólida mas também não são iogurtes liquidos ficam uma espécie de “coalho” de queijo… não sei se me faço entender.

  4. Joana sousa

    17 Janeiro 2019 at 6:53 pm

    Boa tarde. Se misturar amido de milho (maizena) ou agar agar será que fica mais cremoso?

    1. HealthyBites

      18 Janeiro 2019 at 8:50 am

      OLá Joana… Provavelmente ficará sim… mas nunca experimentei!

Deixe o seu comentário